É ASSIM QUE ACABA – COLLEEN HOOVER

e assim que acaba 1Oi, pessoinhas! O que eu tenho a dizer sobre esse livro é: primeiro ele me abraçou e depois me deu um soco no estômago. Simples assim. Eu estava com o final desse livro preso na garganta, ele mexeu tanto comigo que convenci minhas amigas do trabalho a lerem também. Tenho muitas considerações a fazer então vamos começar pela autora, ok?

Eu gosto muito do estilo de escrita da Colleen Hoover, a forma com que ela aborda certos temas, a realidade das relações humanas, com todas as falhas mais cruéis e sempre me identifico com alguma coisa nos livros dela. Dá pra dizer que é do sub-gênero New Adult? Eu acredito que sim. Apesar de ter uma história ou outra voltada para o público adolescente, a maioria trata de temas mais adultos e como as pessoas sem muita experiência lidam com esses problemas.

É ASSIM QUE ACABA conta a história de Lily, uma personagem que eu admiro muito. Ela não finge ser o que não é. E eu adorei a forma com que ela demonstra sua confusão com sentimentos mais densos como ódio, desprezo e incapacidade. Sim, todos nós sentimos isso e assim como ela, sentimos culpa por isso. A história é contada com o ponto de vista dela no presente, e no passado por meio de um diário que mostra partes da sua vida quando adolescente.

Lily tem uma vida complicada e resolve ir pra cidade dos seus sonhos depois da morte do pai começar a sua vida, sem a influência do seu passado. Numa noite em que ela gostaria de ficar sozinha ela conhece Ryan, um cara muito legal. A química entre os dois é muito maravilhosa. Essa cena é muito divertida e eu tenho vontade de ler de novo todas as vezes só pra sentir o frio na barriga que ela me causou. O desenrolar da vida dos dois segue despretensiosamente, e eu amei a forma com que os fatos foram se encaixando. Ela consegue começar sua vida e seu próprio negócio e se vê orgulhosa de si mesma, e ele permite que ela mude sua vida, se aproximando dele e mostrando que ele pode sim se relacionar com alguém. O relacionamento deles é divertido, leve e invejável.

Mas o coração dela ainda é dividido, ela carrega um amor não resolvido em seu passado, com Atlas. Pra ser bem sincera, eu me envolvi demais com o drama desse personagem. Ele entra na sua cabeça e mostra como o ser humano pode ser preconceituoso e sem coração. Como vivemos em uma sociedade onde a empatia é seletiva, e ajudar ao próximo tem muito mais a ver com status do que realmente sentir a dor do outro e se doar (isso me deixou enfurecida, por que foi uma situação tão difícil e tão próxima da realidade que me senti impotente também).

A partir da metade do livro, o mundo desanda. Você continua envolvida pelo amor e torcendo por todos quando do lugar onde menos se espera vem a dor. Cara, isso acabou comigo. Por que fala de um assunto delicadíssimo, onde muitas mulheres ficam presas e ainda são extremamente julgadas. EU NÃO ESTAVA PREPARADA pra me colocar no lugar dessa personagem e realmente viver isso com ela.

É ASSIM QUE ACABA vai falar de amor, de renuncia, de erros e acertos, sobre quando tudo está perdido e como é importante “continuar a nadar”, mesmo que tudo esteja desmoronando.

e assim que acaba 2

Esse livro foi extremamente importante. Eu recomendo, sem dúvidas. Apesar de ter o estereótipo de um livro escrito para mulheres, quem tiver uma facilidade de ler gêneros diferentes, leia. Você vai entrar de cabeça num drama forte que vai se desenrolar aos poucos e quando você menos perceber terá mudado sua forma de pensar.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: