OBJETOS CORTANTES – GILLIAN FLYNN

Aqui estou eu falando de um livro que quase todo mundo já leu. Mas eu demorei mesmo, sorry. Todo mundo que me conhece sabe que venero a Gillian Flynn, que eu amo a forma como ela desconstruiu as donzelas em perigo e deu armas para as garotas perturbadas. A forma com que ela conduz a narrativa sempre me encantou, since Garota (nada) Exemplar. Objetos Cortantes foi seu livro de estreia, mas suas obras só ganharam notoriedade mesmo depois do “boom” hollywoodiano que a adaptação cinematográfica trouxe.

Eu tinha altas expectativas para esse livro e me protegi contra qualquer spoiler que poderia me atingir. De fato, eu gostei muito da história, da personagem e fiz várias conexões com coisas que já vi/ouvi na cidade que eu morava, que era pequena como a da personagem e sofria dos mesmos males de interior.

2

 

Camille Preaker é uma jornalista não muito boa, que trabalha num jornal não muito bom em Chicago, e assim como em Garota Exemplar, a autora nos coloca em meio a cena de crise do Jornalismo nos últimos anos. Para tentar salvar seu emprego e sua reputação medíocre com o chefe do jornal, ela aceita cobrir uma matéria sobre o assassinato de duas garotinhas na sua cidade natal. A partir da revelação de todo ódio e desprezo que Camille nutre pela cidade, vamos descobrindo os absurdos que aconteciam na infância dela e que acabam se repetindo de certa forma com a sua meia-irmã mais nova.

Foi uma realidade muito pesada, na minha opinião. Mas eu entendo que era exatamente isso que a autora queria causar, sexo, drogas e insanidade permeiam a vida dos jovens da cidade de Wind Gap, que ainda se vê imersa na possibilidade de ter um assassino criado em suas terras.

Uma das coisas que mais me impressionaram foi a construção da relação doentia da mãe de Camille com as filhas, me incomodou demais. Fica claro de onde surgiu a depressão absurda da nossa jornalista e sua obsessão por objetos cortantes. Camille não tem nada de boa moça, e ouvir seus pensamentos fazem com que o sentimento varie de pena a repulsa, mas ela ainda consegue conquistar a torcida dos leitores.

Eu gostei do livro, MUITO MESMO. Mas na mesma proporção que a história me prendeu o final me decepcionou. Eu não faço isso com todos os livros que eu leio, tipo, ter um final ruim normalmente mata o livro todo. Eu faço juras de ódio e nunca mais volto a ler, muito menos indicar para alguém. Mas, eu gostei tanto da Camille, e dos dramas familiares que foram se desenrolando que isso meio que neutralizou a impressão final do livro. Então, pode ser que o final que não funcionou para mim funcione para você, certo?

Os outros livros da Gillian Flynn são tão enervantes quanto esse, e eu garanto uma leitura áspera, sensorial, surpreendente com personagens fortes e loucas, claro. Ela continua sendo uma das minhas autoras contemporâneas favoritas e eu indico sempre que todos os livros sejam lidos, para se ter uma noção completa do estilo de escrita do autor.

Colagem sem título (1)

Agora, nos resta aguardar ansiosamente pela adaptação do livro pela HBO, que conta com um time de peso na produção. Será dirigida por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas) que também dirigiu outra adaptação da HBO, Pequenas Grandes Mentiras, que foi uma das melhores séries que eu já vi na vida. A personagem será interpretada por nada mais nada menos que Amy Adams (A Chegada, 2016). Segue umas da primeiras imagens que estão rolando da série.

Sharp Objects 
Pictured: Amy Adams

Então, se quiser ler o livro antes da série, é melhor correr. E fica a dica para conferir os outros livros dessa autora maravilhosa!

Beijos ❤

 

2 comentários em “OBJETOS CORTANTES – GILLIAN FLYNN

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: